quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Volvo Ocean Race


Volvo Ocean Race

Veleiros transportados por cargueiro

 

A chegada a Abu Dabi está prevista para 1 de janeiro e a partida para Sanya para 14 de janeiro

Cinco veleiros da Volvo Ocean Race estão a viajar a bordo de um cargueiro armado, rumo a Sharjah, no Golfo Pérsico, para evitar os riscos de ataques de piratas ao largo da Somália.
As embarcações foram içadas para o cargueiro com toda a aparelhagem de cabos e mastros montado, algo considerado inédito e perigoso para a sua integridade.

Iker Martinez, skipper do "Telefónica", que lidera, depois de ter ganho a primeira parte da segunda etapa, sublinhou os riscos envolvidos: "os barcos foram construídos para estar na água, não no ar", disse, "as operações de carga e descarga são delicadas, particularmente com estes barcos super-frágeis e assuatam-me um bocado. Contudo, os rapazes das equipas são realmente bons nisto e tenho confiança absoluta neles".

Depois de completada a operação de carga, Jack Lloyd, o diretor da corrida, desabafou: "foi um longo dia".
Lloyd elogiou os estivadores e os mestres de carga que supervisionaram a operação: "Foram magnificos, muito profissionais. O mais pequeno deslize poderia ter causado enormes danos num barco".

As equipas terão de enfrentar o mesmo exercício de novo, na terceira etapa, num total de 20 manobras de carga e descarga e um tempo de nervos para Lloyd.
O veleiro chinês "Sanya Lan", continua em reparação em Madagáscar, visando poder disputar a terceira ronda, de 4.600 milhas náuticas, entre Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Sanya, na China, antecedida pela Pro-Am Race, a 12 de janeiro, e a In-Port Race, a 13. A largada será dada a 14.


Por: rtp

Sem comentários:

Enviar um comentário