domingo, 8 de janeiro de 2012

Record - Circum-Navegação

"Banque Populaire V" pulveriza recorde



O trimarã francês tirou cerca de dois dias, 18 horas e um minuto ao anterior, numa viagem de circum-navegação, a uma velocidade média de 26,5 nós

 

O francês Loïck Peyron juntou mais um belo sucesso ao seu já repleto palmarés, conquistando, esta sexta-feira, com os seus 13 companheiros, no  trimarã "Banque Populaire V", o Troféu Jules-Verne, uma volta ao Mundo à vela em equipagem e sem escala.

O comandante Peyron, de 52 anos, e a sua tripulação completaram a sua circum-navegação em 45 dias, 13 horas e 42 minutos (tempo oficioso), batendo por cerca de dois dias, 18 horas e um minuto o recorde estabelecido, em março de 2010, por Franck Cammas(atual skipper do "Groupama 4", na Volvo Ocean Race) e os seus nove companheiros, no trimarã "Groupama 3", de 48 dias, 7 horas e 44 minutos.

Partido, a 22 de novembro último, de Ouessant, ilha ao largo de Brest (Finisterra), o "Banque Populaire V" aí voltou, esta sexta-feira, passando a linha traçada entre a ilha bretã e o cabo Lizard, no sudosete de Inglaterra, às 22h14 UTC.

O maxi trimarã azul e branco percorreu um total de 29.009 milhas náuticas (cerca de 52.220 Km) à volta do mundo a uma velocidade média de 26,5 nós (48Km/h).
Estes resultados, para se tornarem oficiais,  ainda têm de ser homologados pelo World Sailing Speed Council (WSSRC).

Com 40 metros de comprimento e 23 de largura, o "Banque Pop V" é o maior trimarã de corrida do mundo e já fez cair meia dúzia de recordes(Ouessant-Equador, Ouessant-Cabo, Ouessant-Cabo Horn e Equador-Equador, nomeadamente) e atinge velocidades próximas dos 50 nós (mais de 90Km/h).

 

Por:RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário